3 de jan. de 2014

6º DIA.....SAN PEDRO DE ATACAMA Localiza-se a 2.400 metros de altitude, com uma populaçao de uma pouco mais de 5000 habitantes é o centro do deserto de atacama. Por ser um lugar ímpar numa região inóspita como o Atacama, é denominada de oásis de San Pedro de Atacama.
 Entre os becos de terra deste antigo povoado, um dos mais fotografados pelas revistas especializadas, funde-se o misticismo das culturas ancestrais com o turismo moderno.
A 102 km de Calama, a cidade mais próxima, San Pedro de Atacama é terra principalmente de etnias indígenas, hoje dedicadas ao turismo. Na antiga praça, sua igreja, que data de 1774, vai revelando os costumes dos seus habitantes: esqueleto de madeira de cacto, adobe e vigas de algaroba amarradas com couro. O Museo Arqueológico está perto dali, onde impressionam as múmias e objetos cotidianos que revelam a riqueza da cultura local.
 O povoado está cheio de bancas de artesanato, onde é possível comprar tecidos, joias ou ervas, como folhas de coca, cuja infusão pode salvá-lo da puna (ou “mal da altitude”) se quiser subir até os Gêiseres de El Tatio que fica a 4.300 metros acima do nível do mar. Não esqueça visitar este campo geotérmico ao amanhecer, uma das maravilhas naturais com mais visitas por ano. Ao voltar por esse mesmo caminho, é possível descansar nas águas de 30°C das termas de Puritama. 
 Existem lugares que são melhores no entardecer, como o Vale da Lua e o Vale da Morte. Só nesse momento oferecem as belas sombras com várias cores, ideais para a fotografia.
Como eu já havia feito estes passeios nos separamos neste dia , Selvino Pauline e Henrique seguiram para os geiseres e eu fui conhecer as lagunas altiplanicas.
Exatamente as 7:30 meu tour me pegou no hotel, era um micro ônibus com 11 pessoas mais motorista e guia, no caminho as lagunas tivemos que seguir por uma estrada de 127 km, paramos em uma vila onde conhecemos a forma de plantio de hortaliças, milho e plantas usadas na medicina local.Neste passeio inclui um café da manhã servido dentro do parque, levado pelo tour.
As lagunas altiplanicas estao localizadas a 4284 metros aos pés de um vulcão,ficam dentro de um parque onde é preciso pagar para entrar e respeitar certos cuidados, como andar em caminhos demarcados e não fumar, para não causar impacto, neste local vivem lhamas, vicunhas, flamingos, coelhos, gaivotas .Ali concentram  duas lagoas enormes a Miscanti a maior delas, possui água doce, portanto no inverno ela se congela, a outra menor não congela pelo fato de estar aos pés do vulcão, recebendo minérios de ferro e tornando suas àguas salgadas, lar dor flamingos.
Ao retornar do passeio ao parque visitamos o 3º maior salar do mundo, o SALAR DE ATACAMA, por incrível que pareça cerca de 8% do produto extraído ali é sal 82% é lítio ( utilizado para bateria como celular por exemplo) onde 40% do lítio utilizado no mundo sai deste desrto de sal.
Terminamos nosso passeio as 15:30 da tarde passando no vilarejo de TOCONAO, onde compramos àgua e tivemos um contato com lhamas.
A tarde segui  para o segundo passeio, a LAGUNA CEJAR E OJO DEL SALAR E A UM SALAR menor.
Desta vez estávamos todos juntos novamente no mesmo passeio, a primeira parada foi no salar tiramos fotos do vulcão novamente em um angulo diferente, magnífico, a segunda parada,ojo del salar ( olho do salar) é um lago com cerca de 35 metros de diâmetro e com 40 metros de profundidade e com àgua doce e gélida, pulamos nesta água, nosso amigo Henrique exitou em entrar,ficou com medo de àgua fria, mas por fim  acabou se rendendo a tentação e deu um lindo mergulho do alto da margem, o tereceiro ponto de visita laguna Cejar é um lago onde a concentração de sal é enorme, cerca de 400 gramas por litro, entramos neste lago e devido a grande concentração de sal você não afunda, brincamos um monte e rimos dessa situação.Tomamos o famoso pisco sour com queijo e salgados a beira deste lago e apreciamos o famoso por do sol do deserto.
Na noite virada de ano marcamos os quatro em nos encontrarmos na praçinha central de SAN PEDRO DE ATACAMA para comemorar a entrada do novo ano e nos despedirmos do casal, dia seguinte seguiremos nosso caminho até Iquique, tomamos um bom vinho um chanpagne e boa comida, não foi fácil achar um local para jantar, a grande maioria dos restaurantes só atendiam com reserva, corremos um monte para conseguir.
No centro vários bonecos de pano e maquiados vestidos com roupas velhas se avistava, segundo os atacamenhos ( povo local) segue uma tradição fazer estes boneco e colocar fogo na noite do dia 31 de dezembro, sua crença diz espantar os maus espíritos e começar um bom ano novo.Nos despedimos deste simpático casal com um forte abraço,já sentindo saudades, vivemos dias maravilhosos juntos. 
Obrigado HENRIQUE E PAULINE por esta companhia maravilhosa, que DEUS abençoe sua viagem! 

.   

plantação em forma de escadas







laguna miscanti









vicunha


















ninho de flamingo



crustáceo, fonte de alimento dos flamingos











FLAMINGOS







LHAMA




BRINCANDO NO SALAR










E NÃO AFUNDA! LAGUNA CEJAR



POR DO SOL DO DESERTO



BONECOS QUE SERÃO QUEIMADOS EXATAMENTE A MEIA NOITE!







FELIZ ANO NOVO!!!!!!











MOTORISTA PREPARANDO O PISCO SUOR








GALERA DO TOUR!






Nenhum comentário:

Postar um comentário