3 de jan de 2014

7º DIA... Acordamos por volta das 8:00 tomamos café fomos para o centrinho comprar lembranças e tiramos fotos da cidade, arrumamos as malas e logo após as 12:00 saímos de Atacama com destino a Iquique.Saindo de San Pedro 100 km de puro deserto, para onde quer que você olhe é pura pedra e areia, tudo muito inóspito. Quando nos chama a atenção um monumento vermelho em forma de círculo no meio do nada é um imponente monumento as vítimas da ditadura Chilena que foram mortas e enterradas em uma vala comum naquele local. No total 34 obeliscos dispostos em forma circular, onde cada obelisco representa uma vítima e no centro deste templo uma cruz de pedras do deserto onde as famílias homenageiam seus mortos, este monumento foi erguido em memória dos que morreram lutando  por seus ideais e para que seu sacrifício permaneça na consciência da cidade de Calama.

Passamos por uma região onde avistamos moinhos e energia eólica, nesta região pegamos fortes ventos ate chegar na cidade litorânea de Tocopilla, interessante  é que esta cidade esta a beira do oceano pacífico ao nível do mar e faltando 15 km para chegar estávamos ainda a uma altura superior a 1500 metros, então descemos ate esta cidade em um forte mergulho por uma sinuosa estrada, confesso: avistar o pacífico foi um alívio, parece estar em casa.

Abastecemos as motos e rodamos mais 223 km ate a cidade de Iquique conhecida por sua zona franca chamada de zofri, este caminho beirando a beira mar entre Tocopilla e Iquique é de tirar o fôlego, estrada perfeita com uma sinuosa margem que vai de 6 metros de altura a rápidos 535 metros em poucos km isso, ao seu lado esquerdo o oceano e ao lado direito o deserto com paredões enormes com uma coloração muito linda, chegamos a comentar que foi a tocada mais linda de toda a viagem.

Chegamos a Iquique as 19:25 fazendo neste dia só a tarde 503 km, esta cidade é muito linda, nos hospedamos no centro histórico em um simples hotel, amanhã vamos fazer um reconhecimento da cidade e fazer compras na ZOFRI.






PACÍFICO
















É LINDA ESTA ESTRADA



NESTA ESTARDA SEGUE UM ÔNIBUS, IMAGINE A MONTANHA




IGREJA DE SAN PEDRO DE ATACAMA






                VULCÃO LINCANCABUR AO FUNDO






                             IGREJA COM MAIS DE 600 ANOS, TETO DE CACTOS

                 

GROSSURA DA PAREDE
























2 comentários:

  1. Rapazes as fotos são maravilhosas,parabéns pela coragem,aproveitem ao máximo a viagem e continuem compartilhando conosco.
    Um Forte Abraço
    Isaque

    ResponderExcluir
  2. valeu amigos pelas lindas fotos boa viagem abraços Marcio.

    ResponderExcluir